Sobre o curso

A Licenciatura em Ciências Biológicas tem a finalidade de formar profissionais para o magistério, comprometidos com a docência e o domínio do saber ligado às ciências exatas, humanas, e sociais, compromissados com a educação como instrumento de transformação social.  O curso é para quem tem especial interesse pela vida, investigá-la, compreendê-la e ajudar a preservar o ambiente. A Licenciatura em Ciências Biológicas oferece uma adequada fundamentação teórica e prática e privilegia o conhecimento da diversidade dos seres vivos, sua organização e funcionamento, suas relações filogenéticas e evolutivas e interações com o meio em que vive.

Saiba mais

O licenciado em Ciências Biológicas pode atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio ou, após mestrado ou doutorado, atuar como docente em universidades. Pode realizar pesquisa nos diferentes campos da biologia em institutos científicos, na indústria farmacêutica, em universidades e hospitais. Atuação em gestão ambiental (bacias hidrográficas, parques, efluentes, jardins botânicos e zoológicos), ecoturismo, recuperação e reflorestamento de ambientes degradados.

O biólogo ainda pode atuar em bioinformática, engenharia genética, genômica e em melhoramento genético. Análises citogenéticas, citopatológicas, histopatológicas e clínicas. Análises, bioensaios e testes em animais; análises e pesquisas em banco de leite humano, de sangue e hemoderivados, de órgãos e tecidos, de sêmen, óvulos e embriões, bancos de células e material genético; perícia e biologia forense; reprodução humana assistida; saúde pública; treinamento e ensino na área de saúde.

A Licenciatura em Ciências Biológicas permite vivência com os alunos das outras licenciaturas. Um diferencial é o Projeto “Arena da Ciência” no Rancho do Peãozinho, (parceria com Os Independentes, Prefeitura Municipal e o UNIFEB) na qual é organizado um verdadeiro laboratório de ciências aberto à visita. Os laboratórios didáticos utilizados pelo curso são equipados para as atividades práticas e o há um biotério para manter animais para as aulas práticas e para pesquisa.

A maioria dos professores da licenciatura é mestre ou doutor. Os alunos participam de visitas técnicas, simpósios, oficinas pedagógicas, minicursos, todos extracurriculares, oferecidos pela instituição, o que possibilita maior conhecimento e escolha do campo mais promissor para o futuro biólogo. Também realizam estágios supervisionados em escolas de ensino fundamental e médio.

Indicadores de Qualidade

Conceito de Curso (CC): 4

Conceito Preliminar de Curso (CPC): SC

Atos Legais - Confira as portarias

Grade e Corpo Docente

Grade