Especialização em Engenharia de Estruturas

Análise Estrutural
Conceituação de ação e segurança em estruturas. Apresentação de Filosofias de projetos em estruturas: ASD (Tensões Admissíveis) e LRFD (método semi-probabilístico dos eh4tados limites). Definições e classificações de ações permanentes e variáveis. Estabelecimento de combinações de ações. Introdução ao método dos elementos finitos parh4 estruturas de barras. Modelagem e análise computacional de elementos finitos de barras na solução de problemas da prática da engenharia de estruturas
Concreto Armado
Introdução ao estudo das estruturas de concreto armado. Cálculo da armadura longitudinal na flexão normal. Detalhamento da armadura longitudinal (flexão) na seção transversal e estados limites de utilização. Detalhamento da armadura longitudinal ao longo da viga. Cisalhamento de flexão: cálculo da armadura transversal pavimentos de edifícios com lajes maciças. Pavimentos de edificações com lajes nervuradas. Ação do vento em edificações de concreto e a análise de estabilidade global em estruturas reticuladas. Flexão composta normal e oblíqua. Dimensionamento e detalhamento de pilares.
Estruturas de aço em perfis soldados e laminados
Elementos submetidos a esforços de tração. Elementos submetidos a esforços de compressão. Elementos submetidos a esforços de flexão. Ligações em estruturas de aço. Critérios de projeto de edifícios. Aplicação dos conceitos no projeto de um edifício.
Estruturas de aço em perfis formados a frio
Perfis de aço formados a frio: características e propriedades. Ações e combinações. Elementos submetidos a esforços de tração. Instabilidades locais. Elementos submetidos a esforços de compressão. Elementos submetidos a esforços de flexão. Ligações em estruturas de aço. Critérios de projeto para galpões.
Pré-moldados de Concreto
Produção de elementos. Diretrizes de projeto. Verificações de elementos. Ligações entre elementos. Estabilidade global. Dimensionamento de pilares.
Fundações e Geotecnia
Investigação do subsolo, Análise de perfis de sondagem, Fundações rasas: tipos, capacidade de carga, recalque e projeto. Fundações profundas: tipos. Tubulões: capacidade de carga, recalque e projeto. Estacas: capacidade de carga, recalques e projeto. Escolha do tipo de fundação. Interação solo-estrutura.
Estruturas de Fundação
Projeto e detalhamento de elementos de fundação. Fundações superficiais (sapatas) e profundas (blocos de tubulões e estacas). Viga sobre base elástica, radier e elementos enterrados (estacas e tubulões) sujeitos a ações laterais e momentos.
Estruturas Mistas em Aço e Concreto
Introdução às estruturas mistas aço e concreto: definições, conceitos, normas. Vigas mistas. Pilares mistos. Lajes mistas.
Concreto Protendido
Introdução; Análise da protensão; Processos de produção; Materiais; Tipos de protensão; Pré-dimensionamento; Traçado de cabos; Perdas de protensão; Tensões no concreto estrutural; Deslocamentos por flexão; Hieprestáticos de protensão; Controle da força de protensão; Flexão no Estado Limite Último; Efeitos da força cortante.
Alvenaria Estrutural
Definições gerais, tipos de blocos e elementos complementares. Ações horizontais e ações verticais. Modulação. Lançamento estrutural. Dimensionamento. Aspectos construtivos.
Metodologia da Pesquisa
As etapas para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Metodologia da pesquisa. Elaboração de um projeto de pesquisa. Normas para a produção de artigos, relatórios e monografias. Leitura e interpretação de textos técnicos científicos. Pesquisa bibliográfica. Citação bibliográfica. Referências bibliográficas. Trabalho de conclusão de curso

Horário: Aos sábados das 08h às 12h e das 13h às 19 horas.

Periodicidade: Quinzenal

Duração: 22 meses letivos

Carga Horária: 380 horas

Taxa de matrícula: 890,00 pagamento para quando iniciar o curso.

Valor do curso: 24 parcelas: R$ 890,00

A mensalidade terá desconto de 10% para Ex-Aluno/Unifeb.

Previsão de início das aulas: Março de 2017*

Número de alunos: 27

*O início do curso está condicionado ao número mínimo de alunos efetivamente matriculados.

Em janeiro e julho não haverá aulas.

Informações sujeitas a alterações.

Outras informações na Secretaria da Pós-Graduação.

Tel.: (17) 3321-6419/ E-mail: [email protected]

Apresentação

O curso de Especialização em Engenharia de Estruturas constitui oportunidade de atualização, ampliação e aprofundamento de conhecimentos, técnicas e metodologias para promover o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao profissional que o mercado exige.

Objetivos

Revisar, aprofundar e analisar conhecimentos teóricos e construtivos atuais na área de Engenharia de Estruturas proporcionando aos participantes o desenvolvimento de habilidades, a expansão de seu campo de atuação profissional e a atualização de práticas construtivas e de projeto.

Público Alvo

Graduados em Engenharia Civil ou em áreas afins que atuam ou pretendem atuar na prática de projetos estruturais ou ingressar em programa de mestrado e doutorado.

Prof. Dr. Angelo Rubens Migliore Junior (Coordenador)

Prof. Me. Carlos Alberto Medeiros

Prof. Dr. Guilherme Aris Parsekian