SIC - Simpósio de Iniciação Científica (ISSN 2359-6287)

Apresentação

A cada ano o UNIFEB vem consolidando a tradição no estímulo da prática científica discente por meio da divulgação dos trabalhos desenvolvidos nos Programas de Iniciação Científica. A divulgação desses trabalhos ocorre no Simpósio de Iniciação Científica - SIC.

A primeira edição aconteceu em 2008 com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica, bolsistas UNIFEB, voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UNIFEB e alunos de outras IES.

O evento discute assuntos de interesse aplicados à pesquisa visando contribuir para a divulgação do conhecimento produzido em nome do progresso e do desenvolvimento científico e tecnológico regional. Em cada edição é abordado um tema referente ao conhecimento científico com o intuito de provocar a reflexão sobre diversas práticas que podem implementar a pesquisa científica na graduação, além de estimular os alunos a continuarem desenvolvendo pesquisa em cursos de pós-graduação conceituados.

XII Simpósio de Iniciação Científica - SIC : Programação e Instruções

Corpo Editorial

FORMADO PELO CONSELHO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - COPESQ

Profa. Dra. Sissi Kawai Marcos

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Presidente do COPESQ

Prof. Dr. Matheus Nicolino Peixoto Henares

Representante do Comitê de Iniciação Científica

Profa. Dra. Regilene Steluti

Representante do Comitê de Ética em Pesquisa

Prof. Dr. Claudinei da Cruz 

Representante do Comitê Editorial da “Revista Ciências e Cultura”

Profa. Dra. Rosangela de Carvalho Goulart Guedes Prado

Representante da Grande Área Ciências Exatas e da Terra compreendendo os cursos de Matemática, Física, Física Médica, Química, Química Tecnológica e Sistemas de Informação

Profa. Dra. Lucia Aparecida Parreira

Representante da Grande Área Ciências Sociais, Humanas e Aplicadas compreendendo os cursos de Serviço Social, Pedagogia, Administração e Direito

Profa. Dra. Patricia Amoroso de Andrade

Representante da Grande Área Ciências Biológicas e da Saúde compreendendo os cursos de Farmácia, Biologia, Educação Física e Odontologia

Profa. Dra. Maria Teresa Ribeiro Silva Diamantino

Representante da Grande Área Ciências Agrárias compreendendo os cursos de Engenharia de Alimentos, Gastronomia, Zootecnia e Agronomia

Prof. Dr. Fabio Olivieri de Nobile

Representante da Grande Área Engenharias compreendendo os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química

Normas de publicação de resumo simples

O resumo deverá ser digitado em parágrafo único sem recuo, no editor de textos “in Word for Windows”, fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento simples, margens laterais de 3 cm, superior e inferior com 2,5 cm e papel tamanho A4; com no máximo 300 palavras (1.980 caracteres, com espaço).

Deverá conter as seguintes informações sequenciais deixando espaço de uma linha entre os itens:

Título: Em negrito, alinhamento centralizado, digitado em letras maiúsculas e minúsculas. O nome de espécies deve seguir a classificação Internacional, em Latim com o nome que descreve o gênero com inicial maiúscula; o nome que descreve a espécie com letras minúsculas. Gênero e espécie devem ser digitados em Itálico. No máximo 20 palavras.

Autores: nome dos autores por extenso, centralizado e digitado em letras maiúsculas e minúsculas. Utilizar sobrescrito numérico para identificar a Instituição de origem dos autores, mesmo que os autores pertençam à mesma Instituição. Neste caso identificar a filiação dos autores por um único número.

->Indique o autor apresentador por um “ * ” logo após a numeração indicativa da sua Instituição de origem.

Filiação Institucional: Citar a definição: Bolsista PIBIC/UNIFEB para os alunos bolsistas PIBIC/UNIFEB; Bolsista CNPq/PIBIC//UNIFEB para os alunos bolsistas CNPq seguidos da Instituição de Ensino e/ou Pesquisa, curso de Graduação ou Pós-Graduação com letras maiúsculas e minúsculas, abaixo dos nomes dos autores; alinhamento justificado.

Conteúdo do resumo: Deve ser digitado em alinhamento justificado; não exceder 300 palavras; descrever de forma concisa a introdução/objetivos, material e métodos, resultados e conclusões.

->Não inserir citações bibliográficas no texto.

Palavras chave: de 3 a 5 palavras que identificam o conteúdo do trabalho, separadas por vírgulas, sem ponto final. As palavras chave devem ser digitadas após o texto do resumo deixando uma linha em branco entre esses elementos.

Keywords: devem reproduzir fielmente o significado das Palavras chave, digitadas após uma linha em branco das Palavras chave.

Financiamento e ou Agradecimento: Citar a Instituição ou agência financiadora do projeto e/ou da bolsa destinada ao pesquisador.

Não serão aceitos resumos fora do padrão estabelecido.

Modelos para download:

Modelo Pôster

Modelo Resumo