Psicopedagogia

Apresentação

A Psicopedagogia no Brasil está se consolidando, cada vez mais, num movimento de busca concreta por respostas e alternativas aos problemas relacionados ao ato de aprender, que se acumulam no cotidiano escolar.

A efetiva ação da Psicopedagogia tem se constituído num espaço plural e multidisciplinar, à procura do conhecimento articulado entre o psíquico e o cognitivo e as suas relações com a gênese da aprendizagem, objetivando trabalhar com os distúrbios de aprendizagem e a oferta de sugestões para a melhoria da qualidade do ensino.

Scoz (1996) define bem o papel da psicopedagogia como: “Área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os”.

O psicopedagogo clínico, preocupa-se em resolver a questão da crise do e no próprio aluno (cliente), como ele opera, organiza e constrói o seu saber.

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos procurando atender a demanda de profissionais desejosos de se especializarem no campo da psicopedagogia e, possibilitando a expansão do atendimento educacional e clínico dos problemas de aprendizagem, tomou a decisão de criar o Curso de Especialização em Psicopedagogia, numa visão transdisciplinar.

A psicopedagogia voltada para uma ação transdisciplinar, tem como propósito o processo global da compreensão do mundo presente, pela unidade do conhecimento e pela criação de uma nova forma de viver.