Unifeb inaugura elevador fabricado por alunos

Investimento foi de apenas R$12 mil, que representa 10% do valor de um elevador comercial

A reitoria do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) inaugurou, nesta quinta-feira, dia 20, no Teatro Jorge Andrade, um elevador  horizontal, fabricado por  um grupo de alunos do curso de engenharia elétrica, e também plataforma a fim de garantir a acessibilidade de cadeirantes, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida no Teatro Jorge Andrade.   A solenidade contou com a presença da reitora - Sissi Kawai Marcos, pró-reitora de graduação – Fernanda Scarmato de Rosa, pró-reitora de Extensão e Cultura – Maria Paula Barcellos de Carvalho, superintendente de Administração e Finanças - José Everaldo Vanzo, diretora geral da Associação Barretense Vida Nova (Abavin), Maria Augusta Vilarinho, professor responsável pelo projeto – Marcos Nepomuceno, alunos que fabricaram o elevador e alunos dos cursos de engenharia oferecidos pela instituição.


Instalado na entrada de acesso ao teatro da instituição, o elevador de plano inclinado que se movimenta horizontalmente é automatizado e conta com todos os requisitos de segurança. Sob a coordenação do professor Marcos Nepomuceno, sete alunos atuaram em todas as fases do projeto,  da formatação ao desenvolvimento de parte mecânica e elétrica do elevador. Nepomuceno destacou que o projeto visou, prioritariamente, garantir o acesso a alunos e visitantes de forma igualitária ao teatro, uma vez que o local conta com dezenas de degraus no trajeto que acessa o palco. O investimento para o equipamento também desafiou o grupo que conseguiu construir o elevador com cerca de R$ 12 mil, que representa aproximadamente 10% do valor de um elevador comercial. 


Na oportunidade, a reitora da instituição - Sissi Kawai Marcos, falou sobre a execução do plano para adequação da instituição à acessibilidade, citando a instalação de pisos táteis, sinalização e outros equipamentos, falou da importância de habilidades trabalhadas no projeto como trabalho em equipe, visão empreendedora, concepção do projeto, habilidade de gerenciamento e liderança, e destacou a importância dos engenheiros para a sociedade, “O professor Marcos apresentou solução diferenciada, viável e com efetiva participação dos alunos, e é essa a proposta da nossa instituição. Aproveito também e proponho a reflexão sobre a importância do engenheiro para a sociedade, pois ele é fundamental para resolver problemas”, disse.


A diretora geral da Associação Barretense Vida Nova (Abavin), Maria Augusta Vilarinho, destacou a importância da adequação para a comunidade, “Não existe acessibilidade sem inclusão, fico feliz em ter, em Barretos, um teatro com acessibilidade garantida”, disse. 


Também presentes na solenidade, os alunos Fabrício Lemos e Luiz Paulo Justino elogiaram a iniciativa. “Desde quando comecei a fazer faculdade, o Unifeb me impressiona pelo acolhimento e carinho com os alunos”, disse ao utilizar o elevador. 


O elevador foi confeccionado pelos alunos Ana Gabriela, Claudio Roberto, Gabriel Solanich, Otávio Barbosa, Rômulo Luiz, Weliton Seconeli e Vitor Aiello, sob a coordenação do professor dos cursos de engenharia Marcos Nepomuceno.


Conheça mais sobre o projeto no Youtube



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Egresso do UNIFEB é aprovado no mestrado da UFSCar e inicia trajetória na carreira acadêmica em Engenharia Urbana

Formado pelo Centro Universitário no final de 2024, o engenheiro civil, João Victor Soléra Pena, conduzirá pesquisa na...

UNIFEB realiza ação entre os alunos em alusão ao Setembro Amarelo

O NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu, no últi...

Fundação Educacional de Barretos abre inscrições para eleição de novo Reitor do UNIFEB

Os interessados podem se inscrever entre os dias 16 de setembro e 16 de outubro e devem preencher os requisitos constan...

UNIFEB recebe reencontro emocionante da 14ª Turma de Odontologia, formada há 25 anos

Cerca de 50 egressos participaram da celebração, que incluiu visita às clínicas odontológicas e outros espaços da inst...