Programas de intercâmbio fomentados pelo UNIFEB permitem ricas experiências profissionais e culturais

O egresso Renan Fioramonte, formado em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário, lembra que o intercâmbio nos EUA possibilitou seu aperfeiçoamento profissional e abriu portas para ser aceito em mestrado na Irlanda

A vivência universitária é sempre única porque busca preparar o estudante para ser inserido no mercado de trabalho com toda a base necessária para seu desenvolvimento profissional. Já o intercâmbio projeta o estudante para uma amplificação de conhecimento do mundo globalizado e permite ricas experiências profissionais e culturais.

Pensando nisso, o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) fomenta programas de intercâmbio e já possibilitou que dezenas de estudantes tivessem essa experiência tão única.

É o caso do egresso do UNIFEB, Renan Ramos Fioramonte, formado em Engenharia Ambiental em 2015, que por meio de incentivo do Centro Universitário participou de intercâmbio nos EUA e hoje se prepara para iniciar um mestrado na Irlanda. “Desde criança sempre tive o sonho de morar no exterior, mas achava que isso era fora da minha realidade, pois não tinha condições de apenas morar e estudar, porém em 2013, por meio do UNIFEB e da IFAA (International Farmers Aid Association), pude ter minha primeira experiência com intercâmbio, quando participei de um programa de estágio nos EUA. Morei em Wisconsin e Nebraska por um total de nove meses e então retornei ao Brasil para graduar”, lembra.

Após a graduação, Fioramonte foi convidado pelo antigo chefe nos EUA para voltar e trabalhar. “Obtive o visto de trabalho e em 2016 morei mais um ano e três meses quando voltei para o Brasil novamente”, contou.

A experiência internacional permitiu que Fioramonte pudesse alçar novos voos e ampliar suas possibilidades profissionais. “Em 2019 decidi que queria fazer um mestrado no exterior e então me mudei para a Irlanda para, a princípio, estudar Inglês com preparação para o IELTS (sistema de avaliação na língua inglesa internacional). Neste ano apliquei para o mestrado e fui aceito”, destacou.

Fioramonte ressalta a importância da língua inglesa para obter uma excelente vaga no mercado de trabalho. “O inglês é um dos principais requisitos. Foi pensando em me aperfeiçoar na língua inglesa que decidi fazer intercâmbio, porém vai além do que aprender uma nova língua, as experiências que adquiri nesses anos e as culturas com as quais tive contato me fizeram evoluir em campos da minha vida que são fundamentais para a carreira”, enfatizou lembrando que a experiência adquirida e o aperfeiçoamento da língua inglesa obtidos, por meio do intercâmbio, permitiram não só a oportunidade de voltar a trabalhar no exterior, mas também de ser aceito em uma universidade na Europa.

Em sua avaliação, Fioramonte diz que o intercâmbio é uma oportunidade incrível para se desenvolver pessoal e profissionalmente. “Além de obter conhecimentos que contribuem para o crescimento da carreira, o intercambista tem contato com diferentes culturas, pessoas, hábitos e idiomas”, disse.

Sobre sua nova experiência internacional, agora como estudante de mestrado, Fioramonte conta que em abril deste ano foi aceito para um programa de Masters of Science in Data Analytics no Limerick Institute of Technology, que começa em setembro. “Estou muito animado, saí totalmente da minha zona de conforto e embarquei numa jornada que com certeza me trará bons resultados. Desde então, venho buscando conhecimento dos programas que serão utilizados durante o curso, como por exemplo: Python, MySQL, PowerBI, etc. Minha meta é colocar minhas duas formações para trabalharem juntas e mais para frente buscar um phD”, finalizou.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Angelo Davis é empossado Reitor do UNIFEB para o quadriênio 2021/2025

A cerimônia foi realizada na manhã deste sábado no Tribunal do Júri do Centro Universitário O prof. Dr. Angelo Davis...

UNIFEB lança editais de processo seletivo para alunos participarem do projeto educativo socioambiental Super Conscientes

A ação é uma parceria com o SAAE Barretos e os selecionados receberão bolsas-auxílio O UNIFEB (Centro Universitário d...

Professor de Farmácia do UNIFEB participa de pesquisa de desenvolvimento de vacinas contra Covid-19 e aponta cenário promissor com imunização em massa

Maicon Zanon ressalta importância da população confiar no potencial de proteção das vacinas contra o Coronavírus O...

Professor do UNIFEB confirma presença no Congresso Brasileiro de Agronomia em Florianópolis

Fábio Olivieri de Nobile leciona nos cursos de Agronomia e Zootecnia e ressalta que o evento será importante para aprese...