Clínica Odontológica do UNIFEB encerra 1º semestre com quase mil atendimentos prestados à comunidade de Barretos

Projeto social do Centro Universitário também atende pessoas com deficiência

A Clínica Odontológica do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) foi instituída com a criação do curso de Odontologia, em junho de 1984, e atende pacientes de várias faixas etárias, com custo mínimo dos procedimentos realizados, a fim de permitir que pessoas de baixa renda tenham atendimento de alta qualidade, desde simples tratamentos de gengiva e restaurações até tratamentos de canais radiculares, próteses e implantes. Só neste primeiro semestre foram realizados 981 atendimentos à comunidade, sendo 39 para pessoas com deficiência.

De acordo com o Prof. Dr. Jorge Henrique Stefanelli Marques, coordenador do curso de Odontologia do UNIFEB, a clínica tem fundamental importância na formação profissional dos alunos, para que eles possam vivenciar na prática os mais diversos procedimentos. “Realizamos atendimentos de cirurgias de extrações dentárias e dentes do siso, restaurações, clareamento dental, tratamentos de canal e gengival, diagnóstico para lesões bucais e biópsias, além do trabalho na clínica infanto-juvenil”, explicou.

Stefanelli, que também é coordenador da Área de Ciências da Vida do Centro Universitário, destaca que a importância da Clínica no contexto social é enorme, porque permite às pessoas com menor poder aquisitivo, que normalmente não conseguiriam fazer procedimentos mais avançados na área da odontologia, possam ter acesso a esses tratamentos. “O trabalho que desenvolvemos ajuda a restaurar e a preservar a saúde bucal na comunidade de Barretos e Região. Os atendimentos abrangem uma população irrestrita pertencente a entidades filantrópicas, hospitais, asilos, Organizações Não-governamentais (ONGs), particulares, etc. Os pacientes são previamente categorizados segundo as condições socioeconômicas pelo Departamento Pró-Aluno do Centro Universitário”, salientou.

Além de Barretos, a Clínica Odontológica do UNIFEB também atende pacientes das cidades de Altair, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Cássia, Catanduva, Fronteira, Frutal, Guaíra, Guará, Guaraci, Ituiutaba, Ituverava, Ipuã, Jaborandi, Jardinópolis, Louveira, Miguelópolis, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Olímpia, Orlândia, Patos De Minas, Pirangi, Planura, Pitangueiras, São Joaquim da Barra, São José Do Rio Preto, Severínia, Sales de Oliveira, Sertãozinho, São Simão, Terra Roxa, Taiaçu, Taiúva, Taquaritinga, Taquaral, Uchôa, Viradouro e Votuporanga.

O Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, enfatiza sobre o impacto social positivo que os atendimentos da Clínica Odontológica têm na vida da comunidade. “Oferecer o acesso facilitado a tratamentos odontológicos de qualidade é permitir dignidade às pessoas. Um sorriso saudável é motivo de celebração e, por isso, esse projeto social é tão importante para nossa instituição”, disse.

ATENDIMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Outro projeto muito importante da Clínica Odontológica desenvolvido há anos pelo UNIFEB é o atendimento às pessoas com deficiência.

Segundo o coordenador Stefanelli, entre os tipos de atendimentos oferecidos a estes pacientes estão o condicionamento e execução de exames bucais, triagem, aplicação de flúor e selante, além de reabilitação a fim de permitir que tenham condições de realizar o tratamento. “Nosso objetivo é restabelecer a saúde bucal da pessoa com deficiência, realizando procedimentos que necessitam de controle e manejo especiais em relação às condutas odontológicas, bem como orientar os pais ou tutores sobre como escovar e higienizar os dentes dos pacientes adequadamente. Nesse primeiro semestre foram realizados 39 atendimentos a pessoas com deficiência de Barretos e região”, enfatizou.

Stefanelli reforça que o UNIFEB trabalha incansavelmente em prol da inclusão social, que traz em seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. “Para isso, contamos com um corpo docente de altíssima qualidade, que se empenha ao máximo no aprendizado dos nossos alunos, projetando grandes profissionais no mercado de trabalho do Brasil e do mundo todo”, finalizou.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Palestra “Saúde Vocal e seu Impacto na Comunicação” é apresentada pelo fonoaudiólogo e regente, Franco Piérre, no UNIFEB

O evento foi organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do Centro UniversitárioA noite da última quarta-feira, dia...

Apoiada pelo Colégio FEB, equipe de basquete Sub-13 da APAB estreia com vitória no Campeonato Paulista

Com o placar de 55 a 35, as meninas barretenses desbancaram a equipe de São Bernardo do CampoAs meninas da equipe Sub-1...

UNIFEB investe mais de R$ 100 mil em novos livros para o curso de Arquitetura e Urbanismo

Os exemplares já começaram a chegar e serem disponibilizados aos alunos na Biblioteca “Prof. Roberto Rossi Zuccolo”Em...

Palestra no UNIFEB marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O evento foi organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do Centro UniversitárioNa última quarta-feira, dia 3 de abr...