Semana Científica e Cultural de Pedagogia do UNIFEB aborda o tema “Educação, Tecnologia e Inovação no cenário educacional – perspectivas e realidade”

 O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu entre os dias 23 e 25 de outubro a VIII Semana Científica e Cultural do Curso de Pedagogia. Neste ano, o tema foi  “Educação, Tecnologia e Inovação no cenário educacional – perspectivas e realidade”.

De acordo com o coordenador do curso de Pedagogia do Centro Universitário, Prof. Dr. Antonio Gandini Júnior, o evento foi inspirado nas profundas transformações do campo educacional, desde o conhecimento das tecnologias educacionais, robótica, Inteligência Artificial, sala de aula virtual, uso de softwares, biblioteca digital e outros recursos de mídias sociais, que se desdobram no cotidiano pedagógico e nas escolas. “Isso tem se tornado mais próximo da realidade dos educadores, o que nos provoca reflexões e desafios. Além disso, existem conteúdos e ações a serem melhor elucidadas e compreendidas no âmbito educacional. A Semana de Pedagogia buscou problematizar e promover conhecimentos sobre essa temática com o objetivo de compreender as características e desafios do campo educacional na atualidade e propor caminhos para construir uma escola pública, gratuita e de qualidade com o uso das tecnologias”, ressaltou.

No dia 23 de outubro foi realizada a abertura do evento com as presenças do Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, e da diretora acadêmica, Profa. Dra. Neide Lehfeld. Na sequência foi realizada uma mesa redonda com o tema “A Inteligência Artificial na Educação e as Tecnologias de Apoio para o Ensino e Aprendizagem: como fazer diferente?”. A palestra foi conduzida pelo Prof. Dr. João Carlos Correia, docente do UNIFEB no curso de Arquitetura e Urbanismo, graduado pela Faculdade de Belas Artes de SP, mestre e doutor em Arquitetura, além de atuar na Educação como pesquisador e vice-presidente do Instituto RUDA; O Prof. Esp. Rodrigo Antonio Fernandes também participou da apresentação da palestra. Ele é graduado em Pedagogia e Educação Física, licenciado em Análise de Sistemas da Tecnologia da Informação e atua na Educação Básica com aulas de Robótica e Tecnologias; Já os docentes Prof. Me. Davi Peres Aguiar e Profa. Dra. Marcia Maria Bento atuaram como debatedores.

Já no dia 24 de outubro aconteceu uma apresentação cultural com o Coral em Libras “Mãos que cantam e encantam”, composto por alunos do 3º ano do curso de Pedagogia do UNIFEB, sob a regência da Profa. Me. Vanilda D. A. Bistaffa. Na sequência aconteceu a mesa redonda: “Deficiência: quebrando paradigmas no ensino superior”, com a palestrante Lourdes Ap. Marini Pedrosa, graduada em Pedagogia pelo UNIFEB, pós-graduada em LIBRAS pela Faculdade Eficaz e em Educação Especial AEE pela FABRAS. O Prof. Alexandre Martins dos Santos também participou da apresentação da palestra. Ele é psicólogo pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), com especialização em Saúde mental, pós-graduando no curso de Especialização em Neuropsicologia e Psicomotricidade pela Faculdade CENSUPEG (SC), além de atuar na área da psicologia social na instituição de acolhimento de pessoas com deficiência ABAVIN. Alexandre atua como professor universitário desde 2010, é palestrante, conferencista e empresário operando também nas áreas de treinamento e desenvolvimento. A mediação da palestra ficou sob a responsabilidade das Profa. Ma. Vanilda Divina Almério Bistaffa, Profa. Dra. Débora Nogueira Tomás e Profa. Ma. Viviane Aparecida Zacheu Viana.

O encerramento da Semana Científica e Cultural de Pedagogia aconteceu no dia 25 de outubro, com a palestra “Educação Infantil: novos olhares, novas práticas” ministrada pela Profa. Esp. Kelly Capel, pedagoga e coordenadora da Educação Infantil da SME de Ribeirão Preto (SP). Os mediadores foram Prof. Me. Celso de Carvalho Junior e Profa. Dra. Denise Marina Ramos.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Roda de Profissões do Colégio FEB destaca a Fonoaudiologia como carreira multifuncional

A palestra foi conduzida pelo Prof. Me Franco Pierre, profissional com mais de 30 anos de experiência dedicados ao est...

Alunos de Agronomia do UNIFEB participam de imersão tecnológica na Agrishow 2025

O evento é considerado uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundoOs estudantes do 1º ano do curso de Agrono...

Colégio FEB sediará Olimpíadas do Conhecimento ETAPA 2025

A competição visa estimular o raciocínio lógico e o conhecimento científico entre estudantes do 6º ano do Ensino Funda...

UNIFEB sedia Megatriagem 2025 da ONG “Dentistas do Bem”

O evento mobilizará mais de 140 cidades pelo Brasil afora para levar saúde bucal gratuita a jovens em vulnerabilidadeB...