Reitoria do UNIFEB participa da Conferência Regional de Educação Superior - CRES +5 em Brasília

O Prof. Dr. Angelo Davis, Reitor do Centro Universitário, destacou a importância do evento, que contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e de participantes de 35 países

Entre os últimos dias 13 e 15 de março a reitoria do UNIFEB esteve presente na Conferência Regional de Educação Superior - CRES +5, realizada em Brasília, no Distrito Federal. O evento reuniu cerca de 2 mil pessoas, no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), com participantes de mais de 35 países, não apenas da América Latina e do Caribe, mas também da Ásia, África e Europa.

Representando o Centro Universitário barretense estiveram o Reitor, Prof. Dr. Angelo Davis, a diretora acadêmica, Profa. Dra. Neide Lehfeld, e a diretora administrativa-financeira, Profa. Me. Eliane Araújo. Com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, a Conferência possibilitou discussões plenárias sobre doze eixos temáticos, com o objetivo de ratificar os textos elaborados por meio de consultas públicas preparatórias e possibilitar a aprovação da Declaração Final do CRES+5.

Para o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, o evento permitiu um aprofundamento de conhecimentos acerca dos desafios sociais da América Latina e Caribe na educação superior. “Participamos de debates importantíssimos com profissionais do mundo todo abordando sobre Educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração da América Latina e Caribe. Também foi discutido sobre a relevância da pesquisa científica e tecnológica como motores do desenvolvimento humano, social e econômico, além do papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável. Outro ponto expressivo foram os debates sobre trabalho decente e condições de vida dos atores da educação superior, o impacto da Covid-19 e a inclusão, diversidade e o papel das mulheres no ensino. A conferência ainda abordou sobre o futuro da educação superior na América Latina e Caribe, promoção da qualidade, financiamento estudantil e sustentabilidade”, explicou.

A CRES+5 é promovida pelo MEC, por meio da SESU (Secretaria de Educação Superior) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com o UNESCO-IESALC (Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe) e com o Enlaces (Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior). “Integrar um evento dessa magnitude sobre educação superior reforça nosso propósito de trabalhar em prol do UNIFEB e manter a escala de ascensão conquistada nos últimos anos frente aos desafios da nossa região. Conseguimos realizar a melhor campanha de captação de alunos da história do Centro Universitário e nosso objetivo é investir cada vez mais em inovação, metodologias acadêmicas que estejam em consonância com os modelos mais modernos e infraestrutura de ponta”, finalizou o Reitor, Prof. Dr. Angelo Davis.

A conferência foi encerrada com a leitura da Declaração Final com aprovação por aclamação, seguida de uma apresentação cultural.

 



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

UNIFEB realiza XII Semana Cultural e Científica de Educação Física com programação prática e inspiradora

Atividades envolveram vivências esportivas, ciência do treinamento e desafios de integração entre alunos e professores...

Núcleo de Apoio Cultural do UNIFEB promove palestra sobre animais silvestres e exóticos e destaca novas oportunidades de atuação na Medicina Veterinária

O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), por meio do NAC (Núcleo de Apoio Cultural), realiz...

Vestibular Online 2026 do UNIFEB está com inscrições abertas para graduação

A prova é realizada no formato digital e alguns cursos têm poucas vagas devido à alta procura no processo seletivo tra...

Parceria entre UNIFEB e Barretos Esporte Clube une ciência e esporte para fortalecer laços com a comunidade

Acordo garante manutenção técnica do campo de futebol e amplia oportunidades de aprendizagem prática para alunos e prof...