Perspectiva linear ganha vida em sala de aula no curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFEB
Os alunos puderam aprimorar habilidades de desenho, percepção espacial e criatividade
O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) realizou uma atividade especial dentro da disciplina Linguagem e Expressão Plástica Espacial, ministrada pelo professor Bruno Freire Pereira. A proposta foi oferecer aos estudantes uma vivência prática de Introdução à Perspectiva Linear, técnica fundamental para o desenvolvimento do olhar arquitetônico e para a representação tridimensional de projetos.
Segundo o professor Bruno, o objetivo foi proporcionar aos
alunos um primeiro contato com a perspectiva linear, ferramenta essencial para
dar profundidade e realismo aos desenhos. “O desenho é a linguagem do
arquiteto. É por meio dele que conseguimos registrar ideias, propor soluções e
comunicar projetos. A perspectiva, em especial, permite dar clareza às
representações e fortalece a comunicação visual”, destacou.
A atividade contou ainda com a participação do ilustrador
convidado Jhonata de Luca, que atua profissionalmente há quatro anos e
apresentou conceitos de perspectiva com 1, 2 e 3 pontos de fuga, além de
exercícios com elipses e duplicação de objetos em perspectiva. “A experiência
foi bem tranquila e divertida. Os alunos estavam atentos, trouxeram dúvidas e
conseguimos explorar os conceitos de forma prática e aplicada”, afirmou
Jhonata.
Para o professor Bruno, a prática fortalece a segurança dos
estudantes no traço, estimula a criatividade e desenvolve a percepção espacial.
“Essas habilidades são fundamentais não só durante a graduação, mas também para
a atuação profissional do futuro arquiteto e urbanista”, completou.
Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do
UNIFEB, Profa. Maria Clara de Oliveira Calil, atividades como essa são
fundamentais para a formação dos alunos, pois conectam teoria e prática de
maneira significativa. “O contato direto com a perspectiva linear permite que
eles desenvolvam não apenas habilidades técnicas, mas também a percepção
espacial e a criatividade, competências essenciais para o exercício da
Arquitetura e Urbanismo. Nosso objetivo é sempre preparar profissionais
capacitados, capazes de transformar ideias em projetos claros e comunicativos”,
finaliza.