Núcleo de Sustentabilidade é implantado no UNIFEB e fortalece compromisso com o futuro

Iniciativa integra ensino, pesquisa e ações práticas com projetos ambientais, sociais e parcerias que ampliam o impacto na comunidade

O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) deu mais um passo importante em direção à responsabilidade socioambiental com a implantação do Núcleo de Sustentabilidade, uma iniciativa que passa a articular ações estratégicas dentro da instituição, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e gestão.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Profa. Dra. Nathalia Garlich, o espaço nasce com uma missão clara. “É um núcleo institucional responsável por planejar, coordenar e acompanhar ações voltadas à promoção da sustentabilidade no âmbito acadêmico e administrativo da instituição. Sua principal missão é atuar de forma integrada junto ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão institucional, buscando fortalecer a responsabilidade socioambiental e contribuir para a formação cidadã dos estudantes e colaboradores”, explica.

Entre os principais objetivos está a consolidação de práticas sustentáveis no cotidiano da instituição, abrangendo as dimensões ambiental, social, econômica e educacional. O Núcleo também atua na implementação da Política Institucional de Sustentabilidade, no desenvolvimento de projetos, pesquisas e campanhas educativas, além do monitoramento de indicadores relacionados ao tema.

Na prática, o Núcleo de Sustentabilidade já desenvolve uma série de ações dentro do UNIFEB. “Entre as atividades estão projetos de monitoramento ambiental, campanhas de conscientização sobre o uso racional de recursos naturais, palestras e eventos educativos, além de projetos de extensão voltados ao impacto socioambiental”, destaca Nathalia. Iniciativas como a Semana do Meio Ambiente e o Dia da Água também fazem parte do calendário institucional, envolvendo estudantes, professores e colaboradores.

Um dos projetos em andamento é o monitoramento da qualidade da água no campus, com a participação de alunos e docentes dos cursos de Agronomia, Biomedicina e Medicina Veterinária. Além disso, o Núcleo promove ações voltadas ao consumo consciente, uso sustentável da água e responsabilidade ambiental, assim como iniciativas nas áreas social e econômica, com foco em educação financeira e no uso racional de medicamentos.

O trabalho também se estende para além dos muros da instituição, por meio de parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil, como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), secretarias municipais, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e o Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Pardo-Grande. Há ainda colaboração com laboratórios de pesquisa do próprio UNIFEB e instituições estaduais em projetos de monitoramento ambiental e recuperação de áreas degradadas.

Para a coordenadora, inserir a sustentabilidade no ensino superior é essencial. “Trabalhar a sustentabilidade dentro de uma instituição de ensino superior é fundamental para formar profissionais mais conscientes e preparados para lidar com os desafios ambientais, sociais e econômicos da sociedade contemporânea”, afirma.

Nesse contexto, o Núcleo contribui diretamente para a formação dos estudantes ao estimular a participação em projetos, eventos e atividades práticas. “Essas ações promovem o desenvolvimento de competências relacionadas à cidadania, responsabilidade socioambiental e pensamento crítico”, ressalta Nathalia.

Entre as próximas metas estão a consolidação da política institucional de sustentabilidade, a ampliação das campanhas de educação ambiental, a redução do consumo de recursos naturais no campus e o fortalecimento de projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A professora Nathalia afirma que a participação da comunidade acadêmica é apontada como essencial para o sucesso das iniciativas. “Estudantes, professores e colaboradores podem contribuir por meio da participação em projetos, eventos e campanhas, além da adoção de práticas sustentáveis no cotidiano institucional. A população também pode colaborar por meio de parcerias e apoio às ações desenvolvidas”, completa.

O Núcleo de Sustentabilidade do UNIFEB é coordenado pela Profa. Dra. Nathalia Garlich e conta com a participação dos docentes Profa. Dra. Regilene Steluti, Prof. Me. Gabriel Inácio Pontin e Prof. Esp. Victor Biaggi Evangelista, atuando de forma interdisciplinar para fortalecer práticas sustentáveis e ampliar o impacto acadêmico e social da instituição.

 



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Alunas do curso de Direito do UNIFEB participam de congresso jurídico em Brasília, considerado o maior da América Latina

As estudantes do Centro Universitário também visitaram o STF e tiveram contato com importantes referências da área jur...

Projetos Integradores que transformam conhecimento em prática ganham destaque no UNIFEB

Apresentações reuniram estudantes de 19 graduações em uma grande mostra de soluções, pesquisas e experiências acadêmic...

UNIFEB abre inscrições para oportunidades de ingresso no 2º semestre com descontos especiais

Os candidatos podem escolher entre Transferência, Reingresso e Segunda Graduação para iniciar os estudos em agostoO UNI...

UNIFEB leva produção científica e fortalece presença nacional em Congresso Brasileiro de Toxicologia

Docentes do Centro Universitário participaram de programação internacional e apresentaram pesquisas desenvolvidas por a...