Arquitetura em cenário extremo desafia estudantes do UNIFEB em concurso imersivo

O Arq.Lab é uma iniciativa que promove integração entre turmas, estimula pensamento crítico e conecta teoria, prática e realidade global

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) realizou mais uma edição do Arq.Lab., evento em formato de concurso que mobilizou alunos em uma proposta coletiva de aprendizado e prática projetual. Com o tema “a cidade que nasce no silêncio”, a atividade deste ano trouxe para o centro do debate os conflitos globais e a possibilidade de um cenário pós-guerra nuclear, provocando reflexões sobre território, reconstrução e sobrevivência.

O Arq.Lab. é estruturado para promover a discussão entre diferentes termos do curso. Neste semestre, os alunos do 3º e 5º termos receberam o desafio de desenvolver propostas para um cenário de cidades vazias após uma guerra nuclear, um contexto em que sobreviver se tornaria um ato de resistência, marcado pela tentativa de reacender a confiança, abrigo, alimento e a frágil ideia de futuro. Já os estudantes do 1º termo foram preparados para atuar como banca avaliadora dos trabalhos.

Os professores Alexandre Lucas Alahmar e Letícia Leão Gagliardi orientaram os projetos desenvolvidos pelo 3º e 5º termos, enquanto a coordenadora do curso, Profa. Ma. Maria Clara de Oliveira Calil, conduziu a preparação dos alunos do 1º termo para a banca.

Segundo a professora Letícia, a estrutura e programação do concurso promoveram uma imersão progressiva no aprendizado, com referências históricas e senso crítico sobre a reconstrução urbana, ampliando o repertório dos estudantes ao evidenciar desafios reais enfrentados por cidades no pós-guerra.

O professor Alexandre destacou que as atividades integraram teoria e prática, e que a participação de docentes e egressos enriqueceu o evento, promovendo troca de experiências e aproximação com a realidade acadêmica e profissional. Para ele, o encerramento reforçou o caráter formativo e colaborativo da proposta, valorizando o protagonismo dos alunos.

A semana de encerramento e premiação contou com uma programação especial. No dia 22 de abril, os alunos assistiram ao documentário “How Warsaw Rebuilt After WW2 Annihilation”, que retrata a reconstrução de Varsóvia após a Segunda Guerra Mundial e evidencia os desafios e estratégias adotadas na reestruturação urbana. No dia 23, participaram de um debate com o jornalista Luiz Carlos Messias sobre como nascem e morrem as sociedades, além de aprenderem a estruturar uma manchete jornalística. Já no dia 24, as equipes apresentaram seus trabalhos, compostos por prancha síntese e maquete.

O evento contou ainda com a participação, na composição da banca dos trabalhos, do professor Esp. Henrique Ferreira Marcondes e com a presença dos egressos de 2024 e 2025: Kathiucy Dias, Vitor Custódio, Larissa Ferreira, Luís Felipe Campos, Luara Cestaro, Anna Laura Toledo, Gabriel Lodo e Rafaela Rios.

Após a avaliação, foram premiadas as seguintes equipes:

1º Lugar: Bianca Leite Gamito, Leonardo Speretta, Lilian Vitória Rodrigues, Pedro Henrique Peixoto Gonçalves e Wesley Richardson Paulino dos Santos.
2º Lugar: Álvaro Rodrigues Coimbra Neto, Beatriz Daniel Macedo, Julia Borges Fernandes, Lara Novo Borges Duarte e Wendel Rian de Angeli Rodrigues.
3º Lugar: Amanda da Silva Batista, Camila Mazer Faria, Gabriela Cristina Vieira Pimentel, Henrique Dante Graciano Silva e Paulo Carvalho Neto.

Para a coordenadora Maria Clara, o Arq.Lab. é uma das iniciativas organizadas pelo curso para ampliar o conhecimento técnico e estimular a construção de senso crítico sobre temas atuais, além de fortalecer a relação entre alunos, docentes e egressos. “Vivemos em um período em que estamos conectados o tempo todo e em que os fatos acontecem rapidamente, tornando essencial que os estudantes estejam preparados para analisar criticamente práticas e acontecimentos em escala local, regional, nacional e global. Atividades acadêmicas como essa possibilitam conexões e diálogos sobre acontecimentos recentes, ampliando o olhar do arquiteto urbanista diante dos desafios contemporâneos”, finaliza.

 



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Psicologia do UNIFEB leva conhecimento à comunidade por meio de artigos publicados em jornal

Projeto de extensão aproxima estudantes da prática acadêmica e amplia o acesso da população a conteúdos sobre saúde me...

Semana do Meio Ambiente do UNIFEB fortalece compromisso com a sustentabilidade e a formação cidadã

Programação envolveu ações de conscientização, capacitação profissional e participação em evento técnico voltado às so...

Alunas do curso de Direito do UNIFEB participam de congresso jurídico em Brasília, considerado o maior da América Latina

As estudantes do Centro Universitário também visitaram o STF e tiveram contato com importantes referências da área jur...

Projetos Integradores que transformam conhecimento em prática ganham destaque no UNIFEB

Apresentações reuniram estudantes de 19 graduações em uma grande mostra de soluções, pesquisas e experiências acadêmic...