Palestra mobiliza comunidade acadêmica do UNIFEB sobre riscos da automedicação

A iniciativa foi coordenada pelo Núcleo de Sustentabilidade do Centro Universitário e integrou saúde, cultura e educação em dois encontros reunindo colaboradores e estudantes

Com foco na conscientização e na promoção da saúde, o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) realizou a palestra “Uso Racional de Medicamentos”, iniciativa que reuniu colaboradores e alunos em dois momentos formativos ao longo do dia. A ação foi promovida pelo NS (Núcleo de Sustentabilidade), em parceria com o NAC (Núcleo de Apoio Cultural).

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do UNIFEB, Profa. Dra. Nathalia Garlich, “o objetivo da palestra foi conscientizar colaboradores e alunos do Centro Universitário sobre o risco da automedicação e a importância de se tomar remédio somente com prescrição médica”. A atividade foi ministrada pelo Prof. Me. Mateus Frederico de Paula, do curso de Farmácia.

Durante a palestra, os participantes foram convidados a refletir sobre a necessidade do uso consciente de medicamentos e os riscos da automedicação. Foram apresentados exemplos de casos de pessoas que se automedicaram e os prejuízos causados à saúde, especialmente entre idosos e crianças. Também foram abordados os impactos da automedicação no metabolismo humano, principalmente os danos que podem ser causados aos rins e ao fígado.

Ao todo, participaram da ação 69 colaboradores do UNIFEB e 136 alunos de graduação dos cursos de Educação Física (primeiro termo) e Farmácia (primeiro e quinto termos), totalizando 205 participantes nas duas rodadas de palestras.

Para a Profa. Dra. Nathalia Garlich, o assunto possui grande relevância social e educacional, especialmente diante do aumento dos casos de automedicação no Brasil. “A conscientização sobre o uso racional de medicamentos é fundamental para prevenir intoxicações, reações adversas, dependência medicamentosa e complicações relacionadas ao uso inadequado de remédios”, disse. A coordenadora também destaca que ações educativas como essa contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes sobre os cuidados com a saúde, reforçando a importância do acompanhamento médico e farmacêutico, principalmente entre grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Além do conteúdo formativo, o evento contou com uma exposição de pinturas de um dos colaboradores do UNIFEB, ampliando a proposta de integração entre saúde, educação e cultura dentro da instituição.

Para Nathalia, a ação realizada no período da tarde, voltada aos colaboradores, proporcionou não apenas um momento de aprendizado e conscientização, mas também um espaço de troca de experiências, reflexão e valorização do conhecimento como ferramenta de promoção da qualidade de vida e do bem-estar da comunidade acadêmica. “Já a atividade realizada no período da noite, direcionada aos alunos, reforça a importância da continuidade de iniciativas que contribuam para a formação de profissionais mais capacitados e preparados para um mercado de trabalho comprometido com a responsabilidade social e a sustentabilidade”, destaca.

Para a Reitora Interina do UNIFEB, Profa. Ma. Eliane Araújo Cardoso da Silva Santana, que participou do evento, a instituição tem um papel que vai além da formação técnica, ou seja, também é responsável por promover consciência e responsabilidade social. “Discutir o uso racional de medicamentos é cuidar da vida, é prevenir riscos e é fortalecer uma cultura de saúde baseada na informação segura e no acompanhamento profissional”, finaliza.

 



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Exposição organizada pelo Núcleo de Apoio Cultural do UNIFEB reúne raridades científicas e encanta visitantes no North Shopping Barretos

Mostra apresenta instrumentos históricos utilizados em atividades acadêmicas, resgata quase seis décadas de trajetória...

Professor do UNIFEB lança obra inédita sobre conflitos tributários coletivos

Publicação analisa caminhos jurídicos para ampliar o acesso à justiça, reduzir litígios em massa e fortalecer a segura...

Conselho Curador da FEB confirma 16 candidatos para mandato complementar

Profissionais representantes de cinco entidades de classe participam do processo que definirá os novos integrantes da...

Arte, dança e solidariedade transformam noite memorável no UNIFEB

Mais de 400 pessoas prestigiaram a XII Mostra de Arte e Movimento que contou com apresentações culturais, ação benefic...