UNIFEB Barretos - Nossa Cidade

Nossa Cidade



Barretos, oficialmente denominada como Estância Turística, foi fundada em 25 de agosto de 1854 e fica a 421 quilômetros da capital São Paulo. É o sétimo maior município do Estado com uma população estimada em 2019 de 122.098 mil habitantes e faz divisa territorial com Colômbia, Guaíra, Morro Agudo, Jaborandi, Colina, Severínia, Olímpia, Guaraci e Frutal (MG).

É o principal município da 13ª Região Administrativa, que engloba também as cidades de Altair, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiúva, Taiaçu, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto. Localiza-se a uma latitude 20°33'26" Sul e a uma longitude 48°34'04" Oeste. Duas das principais rodovias do Estado, a Brigadeiro Faria Lima (SP 326) e a Assis Chateaubriand (SP 425), se cruzam em Barretos.

HISTÓRIA

A origem de Barretos remete à história dos bandeirantes. Os primeiros chegaram pelos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e pelo Triângulo Mineiro, seguindo os mananciais dos rios Grande, Tietê e Paranapanema. Os mineiros na primeira metade do século XIX. Desgostosos com a lida na mineração do ouro e das pedras preciosas, abandonaram a batéia e o carumbé, e seguindo as quebradas do Rio Grande, acompanhados da família, de criados e de agregados, desceram pelos vales do Rio Grande e seus afluentes, até o Sertão da Farinha Podre (Uberaba), Arraial Bonito do Capim Mimoso (Franca) e Campos de Batataes.

Francisco Barreto e sua esposa Ana Rosa, acompanhados pelos filhos, genros e noras, além de seu irmão Antônio, Simão Antonio Marques, o “Librina”, e sua esposa Joana Maria de Azevedo, filhos, um irmão, e ajudantes andaram por dias a fio, percorrendo longos caminhos e abrindo picadas à força do braço e do facão.

Finalmente assentaram-se à beira do Ribeirão das Pitangueiras, num local denominado por “Fazendinha”. Com o passar do tempo, a sede da então Fazenda Fortaleza foi transferida para as proximidades do antigo sanatório Mariano Dias, local onde hoje existe o “Marco Histórico”.



CONHECIDA INTERNACIONALMENTE

A cidade de Barretos é conhecida internacionalmente por sediar a Festa do Peão de Boiadeiro, considerado o maior festival de rodeio e de música sertaneja do país, que recebe milhares de pessoas em 11 dias de evento no mês de agosto. O Parque do Peão conta com uma área de 2 milhões de metros quadrados, estacionamento para 15 mil veículos, área de camping para 15 mil pessoas e estádio com capacidade para 35 mil fãs sentados, sendo o dobro de tamanho do Autódromo de Interlagos.

Barretos também é sede do Hospital de Amor (Fundação Pio XII, Hospital de Câncer), referência internacional no tratamento oncológico, que atende pessoas de todo o Brasil. O hospital realiza em média 4.100 atendimentos por dia, sendo que 100% dos atendimentos são via SUS, e conta com uma área construída de mais de 120 mil metros quadrados.



MULTINACIONAIS MOVIMENTAM ECONOMIA

Em Barretos, a agricultura, comércio e prestação de serviço são a base da economia, além da indústria, laticínios, confecções, borracha, calçados, curtume, cutelaria, sucos cítricos e artefatos em geral.

O município é sede de importantes empresas multinacionais, como Minerva, uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados, exportação de gado vivo, além de atuar no processamento de carnes; e JBS, com quase 70 anos de história, é reconhecida como uma das líderes globais da indústria de alimentos e está presente em mais de 20 países. Seu portfólio vai desde carnes in natura e congelados até pratos prontos para o consumo, comercializados por meio de marcas reconhecidas no Brasil e no exterior. A Companhia também atua com negócios correlacionados, como couro, biodiesel, colágeno, envoltórios naturais, higiene pessoal e limpeza, embalagens metálicas, transportes e soluções em gestão de resíduos e reciclagem.

A cultura da cana de açúcar já predomina com 44% em Barretos e vem ganhando espaço do plantio de laranja 32%, soja 7% e pastagem 6%. A borracha, embora não expressivo na produção, é destaque na produção estadual, justificado pela extensão do município. Atualmente seis grandes usinas estão instaladas na região, são elas: Guarani (São José), Colorado, Guarani (Mandú), e Louis Dreyfus Commodities (Continental).



LAZER E CULTURA

Barretos é polo em lazer e cultura na região e conta com muitas opções em bares, restaurantes e churrascarias com variadas experiências gastronômicas, que movimentam a vida noturna. Diversos eventos acontecem ao longo do ano tanto na programação municipal quanto por iniciativa privada.

Outro atrativo da cidade é a Região dos Lagos, com amplas áreas para caminhada, bike, playground, skate e descanso, além do Barretos Country Thermas Aquapark, que recebe turistas de todo o Brasil em busca das águas termais e quentes. O local dispõe de várias atrações, inclusive com piscina de ondas.

A cidade também conta com o North Shopping Barretos instalado em frente ao UNIFEB, numa área de 36.810 m². O local tem diversas opções de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços. Possui estacionamento com 800 vagas, três salas de cinema, sendo uma 3D, oito lojas âncoras, 110 lojas satélite, parque infantil, supermercado, academia e uma unidade do Poupatempo.