UNIFEB apresenta FEB 360º, o primeiro Espaço Maker de Barretos

Na noite desta terça, 6 de novembro, aconteceu a inauguração oficial do FEB 360° - Futuro, Empreendedorismo, Barretos/Brasil, o novo projeto do UNIFEB que chega para disponibilizar à comunidade acadêmica e à população da região o primeiro Espaço Maker de Barretos. O FEB 360° integra o Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Negócios (NIEN) e é o local onde ideias e projetos são planejados, testados e colocados em prática.

A noite de apresentação do FEB 360º contou com a participação de Rita Wu, designer e artista que se tornou uma das maiores especialistas em mídias digitais no Brasil e atualmente ocupa o cargo de diretora na Rede Fab Labs Livre SP, a maior rede de Fab Labs pública do mundo, ligada a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo.

Rita Wu explicou o conceito de Espaço Maker dizendo que “é um lugar, acima de tudo, de grande liberdade criativa, é como se fosse uma oficina onde os ‘makers’ contam com equipamentos e ferramentas para desenvolver suas invenções”, diz. “Maker é aquela pessoa que tem uma ideia, um projeto, e o coloca em prática, um ‘fazedor’ de coisas. Essas coisas vão de objetos simples a peças de arte, de sistemas para computador, robôs a softwares, é uma pessoa que quer resolver um problema seu e de outras pessoas criando algo útil, o Espaço Maker é onde o maker encontra as informações, ferramentas e equipamentos para fazer, na prática, essas ‘coisas’”, diz a designer.

A reitora do UNIFEB, Sissi Kawai Marcos, disse que o conceito FEB 360º não se restringe ao Espaço Maker, mas vai além. “Nossa missão é preparar nossos alunos para os desafios do mundo cada vez mais digital, temos buscado criar um ambiente para que o aprendizado seja significativo, transformador e inovador. O Espaço Maker faz parte desse ambiente, é o local onde os alunos, professores e a comunidade de Barretos podem ensaiar, testar, produzir, colocar em prática todos esses conceitos. Em breve daremos mais um passo e passaremos a fazer parte da rede Fab Lab”, conclui.

Entre apresentação musical do Projeto Guri, sorteio de prêmios, atrações divertidas e a presença de empresários e formadores de opinião, além de professores e alunos do UNIFEB, a noite contou ainda com a palestra do empreendedor, especialista em inovação e consultor em startups Vinícius Machado que falou de empreendedorismo nos dias atuais. “A inauguração desse Espaço traz para a cidade o Movimento Maker, é a prova de que Unifeb hoje está conectado com o mundo inteiro, com o que há de referência no mercado mundial, coloca essas inovações ao alcance de toda a população e, principalmente, da sua comunidade acadêmica”, ressaltou Vinícius.

Até o final deste mês o Espaço Maker do FEB 360º - Futuro, Empreendedorismo, Barretos/Brasil define os horário e o dia semanal em que estará aberto gratuitamente a comunidade, com monitores a disposição para apresentar as possibilidades que o local oferece a quem tem uma ideia para colocar em prática.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Sissi Kawai Marcos é reeleita como reitora da FEB

Com votação expressiva, comunidade e estudantes do UNIFEB reelegem para continuidade dos trabalhos na instituição, Sissi...

Após aulas de intercâmbio, aluno do UNIFEB viaja pela Europa

O intercâmbio é aquele momento para aprofundar os estudos, fazer pesquisas na área e conhecer novas culturas, como está...

Estudantes colocam ‘mão na massa’ em atividades do UNIFEB

Aprender sobre a atividade profissional logo nos primeiros anos é assimilar melhor o conhecimento, colocar a ‘mão na mas...

Recém-formado de Odonto do UNIFEB parte para Intercâmbio em Portugal

O recém-formado Pedro Henrique Cossu Vallejodo, do Curso de Odontologia do UNIFEB, embarcou para estudar durante seis me...