Últimos dias de inscrições para bolsas do PIBIC e PIBIT

UNIFEB está com inscrições abertas até dia 10 de maio para seleção de bolsas em programas de pesquisa

O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) desenvolve por meio da Área de Pós-Graduação e Pesquisa programas em nível de graduação que são coordenados pelo professor Matheus Henares. Atualmente, o PIBIC e o PIBIT estão com editais abertos e contemplam bolsas de R$ 200,00 para graduandos da instituição que sejam aprovados no processo seletivo.

De acordo com Henares, o PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) e o PIBIT (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Empreendedorismo) são programas destinados aos alunos de graduação. “O PIBIC é centrado na iniciação científica de novos talentos, em todas as áreas do conhecimento, e visa o desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação da pesquisa científica em nível de graduação, por alunos do UNIFEB ou de instituições parceiras. O PIBIC contribui como um instrumento de melhoria na formação acadêmica, despertando nos estudantes vocações científicas, além de estimular o seu envolvimento em projetos de pesquisa que lhes propiciem contato com técnicas e métodos científicos”, explicou.

Já em relação ao PIBIT, o coordenador destaca que o centro da pesquisa é no desenvolvimento de tecnologias inovadoras em todas as áreas do conhecimento. “Este programa visa estimular os estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de conhecimento em novas tecnologias, inovação e empreendedorismo. Tal como o PIBIC, o PIBIT contribui como um instrumento de melhoria na formação acadêmica despertando nos estudantes, vocações relacionadas ao desenvolvimento tecnológico, inovação, além de estimular o envolvimento em projetos que lhes propiciem contato com técnicas e métodos científicos”, destacou Henares.

Os editais de ambos os programas estão abertos e as inscrições seguem até o dia 10 de maio. Para o PIBIC são seis bolsas e para o PIBIT estão disponibilizadas duas bolsas. “Podem participar alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação do UNIFEB, que possuem orientador e projeto de pesquisa ou desenvolvimento de tecnologia elaborados conforme normas estabelecidas no Edital”, ressaltou o coordenador Henares.

As bolsas, cujo valor estabelecido é de R$ 200,00, são pagas mensalmente e servem para incentivar a participação do aluno em eventos científicos ou na aquisição de material para ampliar seus conhecimentos, tais como livros, programas e e-books.

Segundo Henares, o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo são fundamentais para a complementação da formação acadêmica do aluno. “Estes projetos possibilitam a convivência do aluno com outros pesquisadores, com técnicas de análise estatísticas, experimentação, redação científica e técnica, além de despertar vocação científica;também contribui para a formação de recursos humanos para a pesquisa nas diversas aplicações do conhecimento;estimula maior articulação entre a graduação e pós-graduação;estimula pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;proporciona ao estudante aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimula o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;além de ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica”, destacou.





Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Curso de Educação Física organiza VII Mostra de Arte e Movimento

O evento mistura dança, teatro, música e canto com apresentações diversas conectando pessoas a diferentes culturas O...

Semana Científica Cultural de Serviço Social do UNIFEB busca expandir conhecimentos e refletir sobre importância da profissão

O tema deste ano é Interdisciplinaridade e Intersetorialidade Profissional em Tempos de Pandemia Começa nesta segunda...

Colóquio da Pedagogia acontece na próxima semana no UNIFEB

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de maio, na modalidade online, via Google Meet, será realizado o X Colóquio da Pedagogia n...

São prorrogadas as inscrições para seleção de bolsas em programas de pesquisa no UNIFEB

Os graduandos podem fazer as inscrições para o PIBIC e PIBIT até 10 de junho. Também foram prorrogadas as datas para aná...