Curso de Arquitetura do UNIFEB incentiva alunos a criarem projeto urbanístico de desenvolvimento sustentável para Barretos

A conclusão do estudo promete sugerir à comunidade diversas intervenções arquitetônicas com foco na sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes do momento e os alunos do segundo termo do curso de Arquitetura do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) estão desenvolvendo um projeto integrador com foco neste tema.

De acordo com a professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do UNIFEB, Priscila Mirapalhete Rodegheri, o projeto integrador “Arquitetura e Sustentabilidade” tem o objetivo de promover a consciência de que vivemos em um planeta com recursos limitados. “Nossa proposta é desenvolver projetos arquitetônicos e urbanísticos vinculados à sustentabilidade e destacar aos futuros arquitetos seu papel de agente modificador do ambiente em que vivemos”, ressaltou.

No UNIFEB, essa dinâmica visa integrar as demais disciplinas ministradas no semestre e contextualizar a função do arquiteto no tema sustentabilidade. “Para isso, a disciplina de ‘PI: Arquitetura e Sustentabilidade’ integra as disciplinas de Desenho Arquitetônico, Concepção de Projeto Urbanístico, História da Arquitetura, Linguagem e Expressão Plástica Espacial, que são ministradas no segundo semestre do curso de arquitetura e urbanismo do UNIFEB”, explica a professora Priscila.

O projeto é tão interessante que os alunos estão conseguindo engajar a população de diversas regiões da cidade a fim de que apresentem os problemas e características do local. “Os estudantes estão trabalhando com propostas de intervenções e, para isso, a comunidade local está sendo consultada em visitas técnicas para coleta de dados. Ao final do semestre teremos propostas estruturadas em formato de projetos arquitetônicos e urbanísticos que poderão beneficiar Barretos e sua população”, explica Priscila.

Em relação à sustentabilidade, a professora do UNIFEB destaca que o assunto não pode estar vinculado apenas ao meio ambiente e a exploração direta dos recursos naturais. “A sustentabilidade também diz respeito a fatores sociais e econômicos, portanto os estudantes são incentivados a estudar a ocupação do solo urbano e como a economia e qualidade de vida do local pode ser melhorada através da atuação deles, como agentes modificadores do ambiente construído”, enfatiza.


FAB LAB

A estrutura do UNIFEB conta com o Fab Lab, o primeiro e melhor Espaço Maker da região, um laboratório com equipamentos de última geração, com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras PCB, CNC Router, etc. O Fab Lab é uma rede mundial de laboratórios criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) com espaços pelo mundo todo.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Coelhoterapia desenvolvida pelo UNIFEB finaliza semestre com sucesso nos atendimentos e projeto de ampliação para 2022

Uma confraternização entre equipe e atendidos foi realizada nesta quarta-feira (1º) para fechar o ano Nesta quarta-f...

UNIFEB lança novos cursos de pós-graduação em diversas áreas

As matrículas já estão abertas para sete cursos com início das aulas em abril de 2022 Nesta semana o UNIFEB (Centro U...

UNIFEB promove Semana Científica e Cultural de Medicina Veterinária e Zootecnia

O evento encerra nesta sexta-feira (5) com participação de renomados profissionais da área Entre os dias 3 e 5 de nov...

Cursos do UNIFEB estrelam Guia da Faculdade desenvolvido pela Quero Educação e jornal O Estado de S. Paulo

Neste ano, 21 cursos do Centro Universitário foram estrelados ressaltando a importante posição da instituição no mercado...