Alunas do curso de Direito do UNIFEB participam de congresso jurídico em Brasília, considerado o maior da América Latina
As
estudantes do Centro Universitário também visitaram o STF e tiveram contato com
importantes referências da área jurídica
Incentivar experiências que vão além da sala de aula é um dos diferenciais da formação oferecida pelo UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos). Prova disso foi a participação de quatro acadêmicas do curso de Direito na ExpoDireito Brasil 2026, considerada o maior congresso jurídico da América Latina, realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Brasília (DF).
Representando a instituição, as estudantes Ana Kelly,
Ingrid, Jéssica Caroline e Nayara Borges, todas do 3º termo do curso de
Direito, participaram de uma intensa programação voltada ao aperfeiçoamento
acadêmico e profissional, com palestras, debates e atividades que abordaram
temas atuais e relevantes para o universo jurídico.
Entre os assuntos discutidos durante o congresso
estiveram marketing jurídico, inteligência artificial aplicada ao Direito,
crimes cibernéticos, Direito de Família, Direito Tributário e Tribunal do Júri,
além de outras temáticas que refletem as transformações e desafios da área
jurídica contemporânea.
De acordo com as acadêmicas, a experiência foi
extremamente enriquecedora e transformadora. Além de ampliarem seus
conhecimentos por meio de palestras ministradas por referências nacionais do
Direito, elas também tiveram a oportunidade de trocar experiências com
estudantes e profissionais de diversas regiões do país.
Outro aspecto destacado pelas participantes foi a
possibilidade de realizar networking com advogados renomados e colegas que
compartilham dos mesmos objetivos profissionais. “Essas conexões nos mostraram
novas perspectivas e fortaleceram ainda mais nossa motivação para seguir na
carreira. Voltamos dessa viagem com a certeza de que escolhemos o caminho
certo. Foi uma experiência que nos motivou ainda mais a seguir estudando, nos
aperfeiçoando e acreditando em nossos sonhos”, relataram.
Entre os momentos mais marcantes do congresso esteve a
palestra do jurista Aury Lopes Jr., um dos principais nomes do Direito
Processual Penal no Brasil. As estudantes também acompanharam apresentações de
especialistas reconhecidos nacionalmente, como Rogério Greco, Ércio Quaresma,
Pedro Lenza, Flávio Tartuce, Giovanni Machado, Matheus Scarlatte, João Ricardo,
Marcela Rezende e Rodrigo Alvarez.
A programação incluiu ainda uma visita ao STF (Supremo
Tribunal Federal), proporcionando às acadêmicas a oportunidade de conhecer de
perto uma das mais importantes instituições do sistema de justiça brasileiro.
Durante a visita, elas puderam acompanhar a rotina do tribunal e encontrar
personalidades da magistratura nacional, como os ministros Cármen Lúcia e
Flávio Dino, que compartilhou orientações e reflexões sobre a carreira
jurídica.
A experiência contou também com o apoio de Alexandre
Andreatta, assessor-chefe da Assessoria de Articulação Parlamentar, responsável
por auxiliar na realização das atividades em Brasília. As estudantes ainda
visitaram o Museu Ministro Sepúlveda Pertence, aprofundando seus conhecimentos
sobre a história das instituições brasileiras, da democracia e da Justiça no
país.
As acadêmicas fizeram questão de agradecer ao professor
Chafei Amsei Neto, docente de Direito Penal do UNIFEB, pelo incentivo e apoio
que contribuíram para a concretização da viagem.
Para a coordenadora do curso de Direito do UNIFEB, Profa.
Ma. Letícia de Oliveira Catani Ferreira, eventos dessa magnitude proporcionam
uma experiência muito enriquecedora. “A participação dos estudantes de Direito
em eventos jurídicos é fundamental para a formação acadêmica, pessoal e
profissional. Por meio de congressos, palestras, seminários e debates, os
alunos têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, acompanhar as
transformações legislativas e jurisprudenciais, desenvolver o pensamento
crítico e entrar em contato com diferentes perspectivas sobre temas relevantes
da área jurídica”, finalizou.










