Projeto Bala de Gelatina das alunas da Engenharia de Alimentos conquista o primeiro lugar no Programa HUB Sebrae

As estudantes do Curso da Engenharia de Alimentos Mainara Darquilla e Maria Julia Shinohara do UNIFEB ficaram com o primeiro lugar no encerramento da primeira edição do programa de empreendedorismo HUB do Sebrae, realizado dentro do UNIFEB. O evento de apresentação dos projetos finalistas aconteceu na sala de Metodologia Ativa da Instituição e recebeu empresários, alunos, professores e convidados.

A startup vencedora desenvolveu uma bala de gelatina sem açúcar e enriquecida com nutrientes especialmente pensados para suprir necessidades de crianças com Síndrome de Down, mas que pode ser consumida por adultos e crianças por ser uma opção saudável de doce.

“Dedicamos-nos nesse projeto, aprendemos muito, o Programa HUB é muito válido e nos deu muita experiência de mercado”, afirmou a estudante Maria Júlia.

“Atualmente não há um produto como este a disposição, por isso escolhemos desenvolver esta bala. Escolhemos um público-alvo bem específico, pois nos sensibilizamos com a causa e buscamos inovar. Mas o produto também é opção para aqueles que não têm a Síndrome e querem um alimento saudável e rico em nutrientes”, justificou a outra integrante da startup, Mainara.

O HUB teve início no UNIFEB no mês de maio de 2018, com 80 estudantes inscritos e 34 projetos iniciais, que passaram por várias etapas: mentorias, oficinas sobre gestão e viagens de imersão ao empreendedorismo. Ao final, 7 projetos foram apresentados, no formato de pitch, a uma banca formada por empreendedores, profissionais liberais e especialistas no mercado de startups. Os critérios de julgamento basearam-se na inovação do modelo de negócios, no potencial de alavancagem em escala, na atitude empreendedora da equipe e na própria apresentação do pitch.

Em segundo e terceiro lugar respectivamente, ficaram as startups: “Goblin Head” composta por alunos do Curso de Sistema de Informação, que desenvolveu um game para mobile, o “Dungeons and Kitchens”; e a equipe do Curso da Engenharia Civil que elaborou uma placa de concreto leve, que leva adição de EPS em sua composição. Outras startups apresentadas desenvolveram cerveja artesanal de fermentado de batata doce, dispositivo para monitoramento a distância de bagagens, uma casinha acústica para cães e um aplicativo para controle de obras reforma ou construção de engenharia.

A reitora do UNIFEB, Sissi Kawai Marcos, que prestigiou as apresentações, ressaltou que “Esse programa é inovador e está alinhado com a fase da instituição que convida os alunos a colocar a ‘mão na massa’. Sabemos que o emprego formal como se apresenta hoje está em extinção e nos questionamos que profissional estamos formando para o mercado em evolução. A parceira com o Sebrae traz um programa que prepara os nossos jovens para os novos desafios da sociedade, para o pensar de maneira empreendedora”, ressaltou Sissi.

Também presente no evento, o gerente do Sebrae Barretos, Rafael Matos do Carmo, revelou que é um profissional formado pelo UNIFEB e se sentia orgulhoso da parceria do programa HUB. “É muito gratificante perceber que o UNIFEB está trilhando novos caminhos e busca a implantação de um comportamento empreendedor em seus alunos, uma busca constante para formar pessoas que saibam encarar os problemas do mercado. Tenho convicção de que todos os projetos aqui apresentados hoje são viáveis e sei que alguns, de fato, serão realizados na prática, se tornando novos negócios do mercado”, finalizou.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Palestra “Saúde Vocal e seu Impacto na Comunicação” é apresentada pelo fonoaudiólogo e regente, Franco Piérre, no UNIFEB

O evento foi organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do Centro UniversitárioA noite da última quarta-feira, dia...

Apoiada pelo Colégio FEB, equipe de basquete Sub-13 da APAB estreia com vitória no Campeonato Paulista

Com o placar de 55 a 35, as meninas barretenses desbancaram a equipe de São Bernardo do CampoAs meninas da equipe Sub-1...

UNIFEB investe mais de R$ 100 mil em novos livros para o curso de Arquitetura e Urbanismo

Os exemplares já começaram a chegar e serem disponibilizados aos alunos na Biblioteca “Prof. Roberto Rossi Zuccolo”Em...

Palestra no UNIFEB marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O evento foi organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do Centro UniversitárioNa última quarta-feira, dia 3 de abr...