UNIFEB promove III Simpósio de Inovação e Pesquisa com o tema “Escrita Científica e Novas Tecnologias”

O evento é aberto à comunidade do UNIFEB e ao público em geral, com inscrições on-line até o dia 10 de novembro

Nos dias 18 e 19 de novembro, o UNIFEB realizará o III SIP (Simpósio de Inovação e Pesquisa), cujo tema deste ano será “Escrita Científica: ética e as novas tecnologias”. O evento visa estimular a reflexão sobre a produção científica, discutindo questões éticas e as inovações tecnológicas que impactam a pesquisa no ensino superior.

A Profa. Dra. Nathalia Garlich, coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação do UNIFEB, destaca a importância do SIP no contexto acadêmico: “Nossa proposta é promover a troca de conhecimentos pedagógicos e o desenvolvimento de novas tecnologias que possam contribuir para a inovação e o progresso científico, não só na nossa instituição, mas também em toda a região. A escrita científica, em particular, tem um papel central na produção e divulgação do conhecimento e é essencial que estejamos atentos às questões éticas envolvidas”, ressaltou.

O simpósio é aberto à comunidade do UNIFEB e ao público em geral, com inscrições on-line até o dia 10 de novembro pelo link https://www.unifeb.edu.br/pos-graduacao/simposio-sip. As modalidades incluem participação como ouvinte ou com a submissão de até dois resumos por autor principal.

Desde sua primeira edição em 2008, o evento, anteriormente denominado SIC (Simpósio do Programa Institucional de Iniciação Científica), tem sido um importante espaço para a apresentação dos trabalhos de alunos de iniciação científica, além de bolsistas e voluntários do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Em 2022, o simpósio foi reformulado, passando a ser denominado de SIP, resultado da fusão com o Seminário de Metodologias e Práticas Educacionais Inovadoras (SEMPREINOVA).

A fusão expandiu o escopo do evento, que agora também busca promover o diálogo sobre metodologias pedagógicas inovadoras no ensino superior, como alternativas às tradicionais aulas expositivas, integrando tecnologias de ponta. “Nosso objetivo é contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento e para a criação de formas de ensino mais ativas e inclusivas”, acrescentou Nathalia.

A coordenadora ainda enfatiza que com temas que variam a cada edição, o SIP não apenas incentiva a divulgação do conhecimento científico, mas também visa à formação de uma cultura de pesquisa entre os alunos, preparando-os para continuar suas jornadas acadêmicas em programas de pós-graduação reconhecidos nacional e internacionalmente. “O III Simpósio de Inovação e Pesquisa reafirma o compromisso do UNIFEB com o desenvolvimento científico e tecnológico regional, promovendo um espaço de reflexão sobre a pesquisa e as inovações educacionais no Brasil’, finalizou Nathalia.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Fundação Educacional de Barretos abre inscrições para eleição de novo Reitor do UNIFEB

Os interessados podem se inscrever entre os dias 16 de setembro e 16 de outubro e devem preencher os requisitos constan...

UNIFEB recebe reencontro emocionante da 14ª Turma de Odontologia, formada há 25 anos

Cerca de 50 egressos participaram da celebração, que incluiu visita às clínicas odontológicas e outros espaços da inst...

Aluno do Colégio FEB conquista vaga em acampamento internacional de ciências nos EUA e conta sua experiência

Hugo Mazula Hidalgo Rodrigues destaca que a oportunidade foi incrível, fez grandes amizades e de forma inspiradora ampl...

UNIFEB debate violência psicológica: o silêncio que adoece milhões de brasileiros

Este importante tema é discutido amplamente durante o curso de Psicologia do Centro UniversitárioA violência psicológic...