Aluna do UNIFEB conquista 3º lugar no II Congresso Nacional de Saúde Mental e evidencia protagonismo estudantil na Psicologia

Evento nacional reuniu pesquisas inovadoras e reflexões sobre os desafios contemporâneos do cuidado psíquico

O curso de Psicologia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) marcou presença no II Congresso Nacional de Saúde Mental, realizado na FAMERP, em São José do Rio Preto, nos dias 26 e 27 de setembro. O destaque do evento foi a conquista do 3º lugar pela estudante Amanda Faloni, do 2º ano de Psicologia, com um trabalho de Iniciação Científica orientado pela Profa. Ma. Andreza Gagliardi.

A ideia de o curso participar do congresso nasceu da própria aluna. “A Amanda Faloni, minha orientanda de iniciação científica do 2º ano de Psicologia, me procurou muito motivada para levarmos o trabalho ao II Congresso Nacional de Saúde Mental, na FAMERP. Eu a incentivei desde o início porque vi seriedade, dedicação e potencial no estudo, e esse movimento alcançou na conquista do 3º lugar, um reconhecimento que nos enche de orgulho e mostra a força da iniciativa dos nossos estudantes”, destacou a professora.

Quem participou e apresentou trabalho de Iniciação Científica foi a aluna Amanda Faloni, do 2º ano de Psicologia, e a Profa. Ma. Andreza Gagliardi, como orientadora. “A programação do congresso foi ampla e muito rica, com palestras e mesas que trataram de: habilidades sociais e transtornos de personalidade; vergonha nos transtornos mentais; jogos de aposta e comportamento suicida; regulação emocional de profissionais da saúde e da educação; o uso do ‘bebê reborn’ como recurso emocional; novas perspectivas no tratamento dos fenótipos da fome e o papel das medicações antiobesidade; além de momentos de discussão, avaliação de trabalhos e um bate-papo sobre adolescência. Esses temas ofereceram um panorama atual e plural do cuidado em saúde mental”, ressalta Andreza.

A professora reforça que participar de um congresso dessa dimensão é um aprendizado essencial para os futuros psicólogos. “Esse tipo de evento aproxima o aluno da vida real da profissão. Ele aprende a construir uma boa pergunta em estudo, a comunicar os resultados com clareza, a dialogar com pesquisadores de diferentes áreas, a receber comentários que aprimoram o estudo e a lidar com a responsabilidade de representar sua instituição. Na prática, o aluno volta para a sala de aula com um olhar mais sensível para as pessoas, mais critério para escolher caminhos de cuidado e mais segurança para trabalhar em equipe”, enfatiza.

Sobre as trocas e aprendizados proporcionados pelo evento, Andreza ressalta: “O congresso mostrou que é possível falar de saúde mental com profundidade e, ao mesmo tempo, de forma acessível, aproximando pesquisa, clínica e realidade social. As melhores trocas nasceram do encontro na sala e nas apresentações dos trabalhos: ouvimos experiências de serviços, conhecemos projetos e discutimos desafios muito presentes do sofrimento psíquico na adolescência ao impacto dos jogos de aposta, passando pela centralidade das habilidades sociais e pelo cuidado com quem cuida. Voltamos com novas referências e, principalmente, com o sentimento de fazer parte de uma rede comprometida em produzir cuidado de qualidade”, disse Andreza.

Nesse cenário, a apresentação do estudo e a premiação da Amanda tiveram um papel especial. “Ao organizar caminhos terapêuticos atuais para o transtorno de personalidade borderline, o trabalho oferece direção aos profissionais na rotina dos serviços e favorece decisões mais responsáveis, tornando o atendimento mais humano e efetivo para quem precisa”, enaltece a docente.

Andreza enfatiza a importância da presença do UNIFEB em espaços científicos como este. “Estar presente é afirmar nosso compromisso com uma formação viva, que dialoga com o que está acontecendo no país e no mundo. Para a Psicologia, isso significa fortalecer a identidade do UNIFEB como instituição que estimula curiosidade, ética e protagonismo estudantil. Para a sociedade e para a saúde mental, significa dar visibilidade a temas urgentes, contribuir com debates responsáveis e levar de volta para a comunidade o que aprendemos através dos projetos integradores e estágios, transformando conhecimento em cuidado. A premiação da Amanda simboliza tudo isso: dedicação, parceria e a certeza de que nossos alunos podem ocupar espaços de destaque com excelência”, finaliza.



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