Aluna do UNIFEB conquista 3º lugar no II Congresso Nacional de Saúde Mental e evidencia protagonismo estudantil na Psicologia
Evento nacional reuniu pesquisas inovadoras e
reflexões sobre os desafios contemporâneos do cuidado psíquico
O curso de Psicologia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) marcou presença no II Congresso Nacional de Saúde Mental, realizado na FAMERP, em São José do Rio Preto, nos dias 26 e 27 de setembro. O destaque do evento foi a conquista do 3º lugar pela estudante Amanda Faloni, do 2º ano de Psicologia, com um trabalho de Iniciação Científica orientado pela Profa. Ma. Andreza Gagliardi.
A ideia de o
curso participar do congresso nasceu da própria aluna. “A Amanda Faloni, minha
orientanda de iniciação científica do 2º ano de Psicologia, me procurou muito
motivada para levarmos o trabalho ao II Congresso Nacional de Saúde Mental, na
FAMERP. Eu a incentivei desde o início porque vi seriedade, dedicação e
potencial no estudo, e esse movimento alcançou na conquista do 3º lugar, um
reconhecimento que nos enche de orgulho e mostra a força da iniciativa dos
nossos estudantes”, destacou a professora.
Quem
participou e apresentou trabalho de Iniciação Científica foi a aluna Amanda
Faloni, do 2º ano de Psicologia, e a Profa. Ma. Andreza Gagliardi, como
orientadora. “A programação do congresso foi ampla e muito rica, com palestras
e mesas que trataram de: habilidades sociais e transtornos de personalidade;
vergonha nos transtornos mentais; jogos de aposta e comportamento suicida;
regulação emocional de profissionais da saúde e da educação; o uso do ‘bebê
reborn’ como recurso emocional; novas perspectivas no tratamento dos fenótipos
da fome e o papel das medicações antiobesidade; além de momentos de discussão,
avaliação de trabalhos e um bate-papo sobre adolescência. Esses temas
ofereceram um panorama atual e plural do cuidado em saúde mental”, ressalta Andreza.
A professora
reforça que participar de um congresso dessa dimensão é um aprendizado
essencial para os futuros psicólogos. “Esse tipo de evento aproxima o aluno da
vida real da profissão. Ele aprende a construir uma boa pergunta em estudo, a
comunicar os resultados com clareza, a dialogar com pesquisadores de diferentes
áreas, a receber comentários que aprimoram o estudo e a lidar com a
responsabilidade de representar sua instituição. Na prática, o aluno volta para
a sala de aula com um olhar mais sensível para as pessoas, mais critério para
escolher caminhos de cuidado e mais segurança para trabalhar em equipe”,
enfatiza.
Sobre as
trocas e aprendizados proporcionados pelo evento, Andreza ressalta: “O
congresso mostrou que é possível falar de saúde mental com profundidade e, ao
mesmo tempo, de forma acessível, aproximando pesquisa, clínica e realidade
social. As melhores trocas nasceram do encontro na sala e nas apresentações dos
trabalhos: ouvimos experiências de serviços, conhecemos projetos e discutimos
desafios muito presentes do sofrimento psíquico na adolescência ao impacto dos
jogos de aposta, passando pela centralidade das habilidades sociais e pelo
cuidado com quem cuida. Voltamos com novas referências e, principalmente, com o
sentimento de fazer parte de uma rede comprometida em produzir cuidado de
qualidade”, disse Andreza.
Nesse
cenário, a apresentação do estudo e a premiação da Amanda tiveram um papel
especial. “Ao organizar caminhos terapêuticos atuais para o transtorno de
personalidade borderline, o trabalho oferece direção aos profissionais na
rotina dos serviços e favorece decisões mais responsáveis, tornando o
atendimento mais humano e efetivo para quem precisa”, enaltece a docente.
Andreza
enfatiza a importância da presença do UNIFEB em espaços científicos como este.
“Estar presente é afirmar nosso compromisso com uma formação viva, que dialoga
com o que está acontecendo no país e no mundo. Para a Psicologia, isso
significa fortalecer a identidade do UNIFEB como instituição que estimula
curiosidade, ética e protagonismo estudantil. Para a sociedade e para a saúde
mental, significa dar visibilidade a temas urgentes, contribuir com debates
responsáveis e levar de volta para a comunidade o que aprendemos através dos
projetos integradores e estágios, transformando conhecimento em cuidado. A
premiação da Amanda simboliza tudo isso: dedicação, parceria e a certeza de que
nossos alunos podem ocupar espaços de destaque com excelência”, finaliza.









